APJOF apoia doentes com fibromialgia

APJOF

O que é a APJOF?

A Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2016, com núcleos localizados em vários pontos de Portugal. A sua missão é acompanhar e apoiar as pessoas diagnosticadas com fibromialgia e os seus familiares, organizando também palestras e webinares informativos, e promover investigação científica na área.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia (FM) é uma doença crónica que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a vários estímulos como o esforço, stress, toque ou ruídos.

Afeta cerca de 2-4% dos adultos e é mais frequente em mulheres.

Pode ter períodos de acalmia ou exacerbação e é, frequentemente, acompanhada de fadiga, alteração do sono, problemas de memória e concentração.

A origem e causa da FM ainda não são claras. Estudos apontam para alterações dos neurotransmissores e do processamento da dor a nível do sistema nervoso periférico e central que provocam um aumento da sensibilidade à dor e a estímulos externos.

O stress psicológico favorece este mecanismo, além de aumentar também a tensão que se transmite aos músculos, aumentando a dor.

Dado não haver cura conhecida para a fibromialgia, os objetivos dos tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) são o alívio da dor, reduzir a ansiedade, melhorar o sono e melhorar a qualidade de vida para manter uma boa atividade física, social e familiar.

Onde posso saber mais sobre a APJOF?

Consulte o site da APJOF, onde pode encontrar mais informação sobre o tema, assim como e-books gratuitos e testemunhos de Fibromialgia: https://apjof.weebly.com/

Redes Sociais da APJOF:

Partilhe com a sua comunidade!

Relacionados

Campanha da MYOS alerta para maior compreensão sobre doença “invisível”

A MYOS, a associação nacional contra a fibromialgia e a encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC), vai lançar a campanha “Estou bem” com o objetivo de aumentar a consciencialização da população para o estigma associado a viver com encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC), doença considerada invisível, mas cujo sofrimento é real… 

Ler »