A Associação Portuguesa de Doentes com Mastocitose e outras Doenças Mastocitárias (APORMast) irá dinamizar as primeiras Jornadas de Patologia Mastocitária. O evento será dirigido a pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, e decorrerá no dia 14 de outubro de 2023, adotando um formato híbrido que conjugará sessões presenciais no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CIM-FMUP) com transmissões via streaming, através da plataforma Zoom.
Com o patrocínio científico do Centro Hospitalar Universitário São João e o apoio da Blueprint Medicines, as Jornadas de Patologia Mastocitária têm como objetivo primordial rever os principais aspetos relacionados com a abordagem a pacientes que sofrem de mastocitose, síndromes de ativação mastocitária e alfa-triptasémia. Além disso, pretende-se contribuir para a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos a estes pacientes em território nacional.
Para enriquecer e esclarecer o debate, o evento contará com a presença de diversos especialistas de renome na área. Entre os nomes de destaque estão Mariana Castells, alergologista e Professora Catedrática na Universidade de Harvard; Alberto Órfão, imunologista e Professor Catedrático na Universidade de Salamanca; António Torrello, dermatologista e Diretor de Serviço no Hospital Infantil Universitário Niño Jesus, em Madrid; e Iván Álvarez-Twose, hematologista e Diretor do Centro de Referência Espanhol para a Patologia Mastocitária, em Toledo.
Para acesso a informações mais detalhadas, incluindo o programa provisório, recomendamos a consulta do site oficial da APORMast: https://mastocitoseportuga.wixsite.com/apormast/atividades