A 23 de maio comemora-se o Dia Nacional da Segurança Infantil (DNSI) e, para marcar a data, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) encontra-se a dinamizar a campanha #aruaénossa, que pretende criar ruas mais seguras para os mais novos, fornecendo-lhes ferramentas e espaços de debate para potenciar mudanças de comportamentos no espaço público.
Como tal, a APSI defende que a “segurança sem autonomia, não é segurança” e que as crianças devam ser ouvidas, neste caso através da promoção de atividades que estimulem a reflexão e partilha de ideias, onde as escolas apresentam um papel incentivador.
Desta forma, objetiva-se que o público mais jovem tenha a oportunidade de debater sobre possíveis modificações nas ruas e de se manifestar perante os adultos, estimulando ações de distribuição de mensagens e avisos aos peões e/ou condutores que circulem no espaço envolvente à escola, da colocação de cartazes em sítios estratégicos ou de outras formas criadas para se fazerem ouvir.
De acordo com o regulamento definido, as primeiras 40 turmas inscritas foram premiadas com um kit de implementação, totalmente gratuito. É de salientar ainda que a iniciativa está prevista tanto em Portugal continental, como nas ilhas da Madeira e dos Açores, e que a sétima edição do DNSI conta com o apoio da Fundación Mapfre e da Michelin.
Para mais informações:
Telefone: 919 179 119
E-mail: comunicacao@apsi.org.pt