Onde Anda com a Cabeça: Associação Novamente promove petição que quer tornar obrigatório o uso de capacetes em trotinetes

Associação Novamente petição obrigatório uso de capacetes em trotinetes

A Novamente, Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-Encefálicos e as Suas Famílias, desafia a legislação portuguesa pela saúde, lançando uma petição sobre o uso obrigatório de capacete na utilização de trotinetas elétricas em Portugal.

A associação sem fins lucrativos lança o debate público assinalando a tendência crescente dos acidentes com trotinetas no país, tendo-se registado 1.691 ocorrências apenas em 2022, de acordo com a fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Estes acidentes podem resultar em lesões cerebrais, como é o caso dos Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE), considerados a principal causa de mortalidade e incapacidade nas crianças e jovens adultos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados mais recentes da Direção Geral ae Saúde (DGS) reforçam que, só em Portugal, existem 15 novos casos de TCE todos os dias.

Segundo o site da Novamente, até à data, quase 1.500 pessoas assinaram a petição, entre os quais Carlos Barbosa (presidente da ACP), Óscar Gaspar (antigo Secretário de Estado da Saúde e Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e Rui Coimbras (presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral). Além disso, estão presentes na lista nomes reconhecidos da comunicação social e televisão portuguesa, como Mafalda Anjos (diretora da Visão), Rosália Amorim (diretora do Diário de Notícias), Júlia Pinheiro (apresentadora de TV), João Paulo Sousa (apresentador de TV), Rui Pêgo (locutor de rádio) e Ricardo Carriço (ator).

Pode encontrar a petição na seguinte hiperligação: https://www.peticaocapacete.pt/ .

Partilhe com a sua comunidade!

Relacionados