A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Associação Careca Power uniram esforços para promover a importância da vacinação no doente diagnosticado com cancro. Em comunicado, a LPCC alerta para a suscetibilidade do doente oncológico a quadros infeciosos, que podem impactar com maior gravidade o seu estado de saúde. Por exemplo, colocando o foco na COVID-19, o risco de morte é quatro vezes superior à população geral.
“As pessoas devem questionar e pedir sempre informação à equipa clínica que as acompanha, médico e/ou enfermeiro, de forma a decidir que vacinas realizar e quando, adaptando o plano vacinal a cada situação particular e minimizando possíveis riscos associados. Estamos no inverno e sendo esta uma altura do ano em que o vírus da gripe circula com mais intensidade, devemo-nos proteger. O mesmo sucede em relação à COVID-19”, destaca Cristina Coelho, sócia fundadora da Careca Power.
A campanha de vacinação no doente oncológico é dinamizada pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) e pela Direção Geral da Saúde (DGS), contando agora com a associação por parte da LPCC e da Associação Careca Power. A iniciativa irá decorrer até à Semana Mundial da Vacinação, comemorada anualmente, no mês de abril.